A
CERÂMICA
TATUÍ
A cerâmica Tatuí, localizada em um dos maiores polos cerâmicos da América Latina, é uma das referências da cidade. Modernas fábricas, com jazida própria, produzem toda sustentabilidade e benefícios dos tijolos cerâmicos para sua obra. Produtos confiáveis, com a garantia de durabilidade e resistência de quem segue as mais rígidas normas técnicas de produção, integrados a um serviço completo de assistência, com venda direto da fábrica.

A Cerâmica Tatuí, há mais de 40 anos, possui sua planta em Tatuí, um dos principais polos cerâmicos da América Latina.
A SOLIDEZ DE
UMA JAZIDA PRÓPRIA
A Cerâmica Tatuí possui quatro jazidas de argila própria, em mais de 50 alqueires, legalizadas junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. Tanto a exploração quanto a recuperação das áreas são efetuadas através de projetos específicos e elaborados por empresas especializadas. Tijolos Cerâmicos de excelência para sua obra, mais sustentabilidade para o nosso planeta.
MAIS PERTO DAS NECESSIDADES DA SUA OBRA
Venda direta da fábrica, Treinamento e Acompanhamento A Cerâmica Tatuí leva seus blocos cerâmicos diretamente até sua obra. Temos uma equipe de profissionais prontos para atender de forma personalizada as necessidades da sua obra, garantindo assim um acompanhamento consultivo, treinamento e o melhor: preço direto de fábrica!
A EXCELÊNCIA DE UM PROCESSO
Extrair e Preparar a argila
O principal insumo de um bloco cerâmico é a argila, sua qualidade deve ser garantida desde a extração e preparo. Seguindo sempre as normas ambientais vigentes, a argila retirada é armazenada por aproximadamente seis meses antes de ser misturada.
Extrusão
Hora de dar contornos finais a nossa matéria prima. A argila ganha forma de bloco cerâmico. Porém, antes ela precisa passar por laminadores e reduzir a espessura dos grãos à no máximo 3mm. Em seguida a argila vai para a extrusora (ou maromba), que possui parte do misturador, o vácuo onde é retirado o ar, e a parte do canhão onde a argila vai ser empurrada por hélices, até que esta barra confinada de argila ganhe então sua forma de bloco, em uma fôrma (matriz ou boquilha). O produto será identificado, seguindo as normas NBR 15270, antes de receber o corte no tamanho correto. Durante o processo de extrusão via úmida, a argila possui de 21 a 24% de água. A mesma será então removida no processo de secagem.
Secagem
A secagem dos blocos cerâmicos (tijolos) tem como objetivo remover a água pertencente à argila (entre 0,5 a 1%). O processo se estende por cerca de 30 a 36 horas, dependendo do tipo de produto a ser produzido, bem como a largura das paredes e também do peso. Secos, os blocos cerâmicos (tijolos) serão transferidos para os vagões do forno.
Queima
Hora do acabamento final do nosso produto. A queima é muito importante, pois o bloco vai receber uma resistência mecânica por meio da sinterização das partículas. A queima alcança um limite de temperatura, para depois ser resfriado e o bloco sair do forno em temperatura ambiente.